terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bolo de chocolate com amoras. oras!

Eu estava tranquilo lendo, quando o Clark volta do seu passeio de bicicleta, trazendo um 'presente' pra mim. Trouxe seu squeeze repleto de amoras, eu já fiquei todo feliz querendo as, mas ele fez uma cara que lembrou exatamente a mesma cara dos meus filhos quando traziam amora pra mim, ou seja cara de "faz bolo de chocolate com amora?"
A amora sempre fez parte da minha vida, desde criança, quando passávamos o fériado de 7 de setembro no sitio e era época delas, colhíamos panelas e panelas de amora e fazíamos muita coisa com elas, inclusive fazimaos licor... veja, crianças fazendo licor... e bebíamos tudo. Ninguém virou alcoólatra por isso, não haviam inventado ainda os pedagogos e nem os psicólogos, acho. Eu sei que ficávamos roxinhos por conta de tanta amora.
Mas voltando a história atual.
Claro que não deu pra negar um pedido de bolo do Clark.... ele veio com aquela cara de vontade e eu já estava a muito tempo querendo fazer.
É um bolo legal de se fazer, pois a gente pode ter a participação das crianças, que claro irão colher as amoras.

Vamos a receita:
Bolo de chocolate
3 ovos
1 e 1/2 de xícara de açúcar
3 colheres de margarina
3/4 de xícara de chocolate em pó
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio ( para o bolo ficar bem escurinho)
1 colher de sopa de fermento químico

Para o recheio
Com o que o Clark trouxe em um squeeze, que é mais ou menos 400 gramas de amora.
Eu coloquei na panela com 400 gr de açúcar e deixei ferver, solta muita agua, mesmo assim eu coloquei 1 copo de agua e deixei ferver, separei o liquido das amoras e deixei tudo reservado.
Cozinhei uma lata de leite condensado para virar um doce de leite pastoso (40 minutos) ou se preferir compre um pote de doce de leite e 2 colheres de creme de leite
Para cobertura
1 barra de chocolate de 170gr derretida misturada com 1 cx. de creme de leite (200gr) 1 colher de doce de leite

Modos Operantes:

Para o bolo:
Bata na batedeira os ovos com a margarina e o açúcar até formar um creme fofo... acrescentar o chocolate em pó e continuar batendo... acrescente o restante tudo de uma vez (fique tranquilo que dá certo). Despeje em uma forma redonda de 25cm de diâmetro com fundo solto.... ( de não tiver sei lá, improvise) asse em forno brando.... pois o bolo vai ficar alto na forma. ( 40 minutos + ou- )
Depois de assado e frio vamos a montagem.
Corte o bolo em 3 camadas.
Na primeira camada molhe generosamente com o liquido proveniente do cozimento das amoras
Primeiro recheio
Misture o doce de leite com 2 colheres de creme de leite e algumas poucas amoras (POUCAS)
Despeje sobre a primeira camada do bolo já embebida na calda de amora.
Coloque a segunda camada de bolo sobre o recheio da primeira e molhe com mais calda de amora.
Segundo recheio.
Volte no fogo as amoras sem a calda com mais 100 gramas de açúcar e deixe apurar por 5 minutos.
Despeje sobre a segunda camada do bolo.
Coloque a terceira camada de bolo embebede com o restante do caldo de amora coloque na geladeira por meia hora até o bolo ficar frio.
Cobertura
Misturar o chocolate derretido naquele famoso processo que eu ensinei aqui com a caixa de creme de leite e com o doce de leite bata bem ate formar um creme firme.
Passe por cima do bolo feito manteiga... se você tiver o dom de enfeitar.. vá fundo, eu não tenho!
Adoro a humidade desse bolo
Não tem como não se lambuzar de marrom e roxo

18 comentários:

lahti shirley disse...

muito bonito! depois de um passeio de bike vc me vem com esse bolo de chocolate que a cara ta uma didicia! hahahhahaha
aaff manda pra mim vai! :)

aaahhh vai haver um sorteio no final dessa semana :) só indo lá pra saber o que é !! hahahhahah
beijos

Marjorie disse...

Ahhhh.... eu quero esse bolo!!!!
Ia colher rios de amora hj na casa de uma amiga... mas tá chovendoo... sniiiif!!!! =/

@cmagnolima06 disse...

AAAAAhh que deu água na bocaaaa, pena que aqui em Recife não possamos encontrar amoras, nunca comi umaaa ¬¬

mas vou guardar a receita por que quando eu for pro rio de janeiro vou tentar degustar essa delicia.


GASTRONOMIA É VIDAAAA!

Neli Rodrigues disse...

Vc tem "dom" prá fazer esse tipo de bolo...que lindo!
Deve ficar divino!
Engordei só de olhar,kkk.
Bjs♥

Calma que estou com pressa! disse...

putz david - matou o mu cup cake agora- eu quero o teu- já tá na epoca das amoras? gente e não fui mais naquela trilha que estão cheia de arvores carregadas de amroa- e os quatro integrantes da familia pendurados nos galhos tuodos roxos e ainda leva umas marmitas para evar para casa, daí faço sorvete, geleia, bolo nnca fiz mas esta tua receita - daí sou eu que vu pra academia que nem uma doida!
bjs

Tati disse...

Ai David que sonho.....nossa eu amo amora e com chocolate,,,,,preciso comer jáaa!!!Beijooooooooooooo
Tati

Anônimo disse...

Parece mesmo delicioso...o único problema é que na minha cidade nuuunca acho amoras...será que dá pra substituir por outra fruta, tipo morangos? O que vc sugere?

Lolo disse...

Lembra que eu ia esperar o almoço? Então, não deu!
Colhi amoras neste feriado também. Se tivesse lido seu post antes, virariam bolo. Mas viraram geleia mesmo.
Hummmmmmmmmmmmmm

Poupée Amélie™ disse...

David,
Me perdoe a expressão, mas puta que o pariu... isso é pecado!
Que delícia! Que inveja! Estou com água na boca e a imagem do bolo não sai da minha cabeça.
BjO*

Anônimo disse...

Sempre dou crise de riso quando fico nervosa...às vezes isso é um problemão!
Assim que possível vou testar com morangos, mas o casado de uvas vou testar esse final de semana!
Vc já publicou o antepasto de beringela da foto? Parece uma delícia tb.
Beijos

Fabiane disse...

meu Deus!!!!!!!!!!
que delicinha!!!

Aline Camargo disse...

Ai, caramba... passei mal de vontade aqui! O duro é ter um pimpolho prá catar as amoras. Mais difícil ainda é achar uma amoreira nessa selva de pedra...

Curti, me derreti!

Lunna Guedes disse...

Caramba, eu acabo de descobrir seu blog e chego aqui e dou de cara com esse bolo delicioso. Vontade de lamber a tela. Gente, por que computador não exibe o cheiro? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ok. Voltando ao normal. Gostei do seu blog, me fez lembrar que minha infância tem cheiro de jabuticabas, até por isso tenho uma linda jabuticabeira no fundo do quintal de casa. Mas tenho uma amoreira aqui na frente e seus frutos estão lindos. Esse ano ela se superou. Está mesmo linda.
Bacio carissimo

Bruno Dezinho disse...

Eu aqui há 3 dias sem comer por conta de uma infecção, só no Gatorade e na bolahcha água e sal, e você me vem com essa delícia.
Golpe baixo.
Hehehehe.

Diego Hatake disse...

AI MEU DEEEEEEEEEUS!!!
Eu quero esse bolo!!! *_*
Só de olhar engordei uns dois quilos. XD

Anônimo disse...

David...
Não te amo mais...
Rê!!!

Neide Rigo disse...

David, eu nem gosto muito de doces, mas este bolo está realmente apetitoso. Parabéns! Bj, N

Belinha disse...

Andava eu a "passear" pelo google á procura de um electrodoméstico, quando em deparei com a foto desse "atentado á minha dieta" e não pude deixar de cuscar a receita. Tem um ar terrivelmente irrestivel e pronto, já a roubei. Obrigada por permitir este crime :)