sábado, 10 de julho de 2010

Um santuario ou uma penitenciaria?

Dia desses, estive no Zoo de São Paulo, creio que o maior do pais.
Não me senti muito bem em ver os animais que lá estavam, tirando as aves do grande lago, que tem a opção de ir e vir, os outros animais me pareceram tristes.
A gente se empolga em ver os bichos e não se apercebe a carga de estresse que damos a eles, primeiro aquela multidão de gente gritando e berrando, depois os animais também sofrem com as novas tecnologias... Tipo a Câmera digital, sim, a câmera... pense, o fulano tira a foto, não gosta e tira mais umas 35 fotos, já que não irá pagar a revelação delas, com os disparos da máquina vem os disparos dos flashs. Ou seja o bichinho esta lá no cantinho dele, todo encurralado e vem uma orda de seres humanos quase selvagens com aquele troço na mão que pisca fortemente. Tem também os ruídos dos aviões que passam incessantemente na região devido a proximidade com o aeroporto de Congonhas. Mas o pior de tudo mesmo é o desleixo que o público tem perante os animais e o parque. As pessoas simplesmente jogam lixo dentro dos viveiros, apesar de todas as recomendações dos locais.
Ai eu pensei... tá, os animais aqui tem mais chances de serem estudados e com isso ser aplicado alguns benefícios a eles quando na natureza, mas em contra partida, tem o lance de deixar um animal fora do seu habitat, exposto a tudo e todos.
Acredito que os animais são alimentados corretamente, visto que você não encontra nenhum deles desnutridos e nem com excesso de peso.

Tem a parte engraçada disso... aquela em que você ouve os "Zoólogos" de plantão ensinando ao cônjuge ou ao filho sobre algo de um determinado animal.
Estava eu em frente a jaula do Sussuarana (puma ou leão da montanha), quando um garotinho pergunta pra mãe: -Mãe que bicho é esse? a mãe, que não é uma profunda conhecedora da fauna, olha para a placa escrita 'Sussuarana' e responde para o filho: -É uma sucuri meu filho!
Na jaula ao lado tem um dos felinos mais lindos que é o Leopardo nas neves, grande e peludo. O bicho que não esta habituado com o calor, visto que ele é das Neves(dã!) estava dormindo todo estranho, com uma perna pra cima, ai vem um garoto de uns 10 anos e pergunta para a mãe: -Isso é um bicho preguiça ou uma avestruz? Ou então onde duas moças especializadas em antropologia ao verem uma pequena plantação de bambu comentam: Os bambus são venerados no Japão, agora eles inventaram uma moda de arte milenar que cultuam bambus..... (Inventar arte milenar - SHOW, Cultuar Bambu... FANTÁSTICO)

Mas voltando ao problema, acho que o Zoológico poderia continuar a existir, mas teria que ser uma coisa mais voltada para pesquisa e menos para o turismo. Visitas controladas e coordenadas para estudantes e a proibição de câmeras fotográficas com flash.


Tá! eu tirei fotos... mas prometi que nunca mais iria ao Zoo por turismo!


Essa tabuleta me deixou horrorizado mas acho que só a mim, pois o povo continuava a jogar lixo.


Sussuarana no seu momento Sucuri


Leopardo nas neves em pose de Bicho preguiça ou avestruz


Flamingos Vermelhos - totalmente carnavalescos


Por parecerem tão humanos, senti pena da cara triste deles


Uma das estrelas do zoológicos.... visivelmente irritado com tanta gritaria da galera

Um comentário:

Tati disse...

David eu concordo muitooooooooo com vc....tenho uma dó dos bichinhos lá, mas fiquei com mais dó da "sucuri" coitada... ahahahah
E coitada da mulher né? quando ela der de uma cara com uma sucuri ela vai achar que é o q? hahahahhah