segunda-feira, 26 de julho de 2010

Memória em Jingles

Eu não sei se tem muita gente assim, mas eu tenho uma certa fixação por jingles, principalmente jingles da minha infância. Me deparo cantando algum, sempre que alguém fala uma frase que me remete a ele.
A um tempo atrás fui a casa de um amigo do meu filho e passamos a noite toda cantando musiquinhas de comerciais ou então de abertura de programas. O divertido que lembravamos muitos em comuns e outros relembrávamos um ao outro.

Pérolas aéreas como: "Estrela Brasileira no céu azul, iluminando de norte a sul..." ou "...A Vasp abre suas asas com ternura. Para você ganhar altura! Viajar! Voar!"

Dos Grande Magazines: " Mappim venha correndo ao Mappim até meia noite Mappim é a liquidação..." . "...Abriu as portas do Credi Mesbla. Na Mesbla você começa pagar em abril, abriu..."

Dos doces: "Juquinha quando esta chupando bala, não fala, não fala nem da bola nem da bala, Juquinha..." ou "Roda, roda, roda baleiro, atenção, quando o baleiro parar, ponha a mão! pegue a bala mais gostosa do planeta não deixe que a sorte se intrometa, bala de leite Kids a melhor bala que há...", " Eu tambem prefiro Lanche Mirabel, sempre fresquinho delicioso, é nutritivo lanche Mirabel...", "Groselha vitaminada Milani, é uma delicia, no leite, no recheio e no lanche..." , "Tiro o leite da vaquinha pego os ovos da galinha, essa mistura bem feitinha vejam só o que é que dá, California!!! Bolo Califórnia Pullman..." "Rocambole, bóle, bóle, bóle, é gostoso é delicioso, rocambole bóle, bóle a novidade que chegou..."

Da higiene: "Apanhe o sabonete pegue uma canção e vou cantando sorridente, duchas Coronas um banho de alegria num mundo de agua quente". "O gosto da vitória Kolynos..ahhhh!" "Chegou o corre corre na cozinha pra ver torneiras quentes corona patroaaaa"

Das lojas no natal: " É natal é natal, na vila Prudente... na Tecelagem Vânia você vai encontrar a moda em tecido...." "...Nas Casas Pernambucanas... Que em todos os lares a paz seja total… E mais os nossos votos de um feliz Natal.” Do Banco Nacional ( as pessoas conhecem a música e nem sabe que era do banco) "Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do que faz..."

Dos Refrigerantes adoooro!: "Eu não vejo a hora de te encontrar te ver mais uma vez, saborear meia muzarella, meia aliche ou calabresa, romana, quatro queijos, Marguerita e portuguesa. Como é bom te ver você chegou na hora H. Adoro pizza com guaraná.” . "Pipoca na panela começa a arrebentar, pipoca com sal, que sede que dá
pipoca e guaraná que programa legal, só eu e você e sem piruá. Eu quero ver pipoca pular, pular. Sou louca por pipoca e guaraná!", "Coca cola é isso ai, não tem sabor como esse ai, é demais, refresca muito, mais e mais, pra gente logo repartir... é isso ai... coca-cola é isso ai!"


Dos programas Infantis: "Não existe nada mais antigo do que cowboy que da cem tiros de uma vez..." , "Todo dia é dia, toda hora é hora de saber que esse mundo é seu, se você for amigo e companheiro..." .

Poderia ficar com um post gigante falando de todos os jingles da minha infância.. mas nem eu tenho paciencia de ler algo longo!

14 comentários:

fabers disse...

adorava a propaganda do guaraná!!!

DO disse...

Viajei no tempo agora,David. Lembrei-me da duchas Corona. Aparecia cada gato,rss

Abração!

Tati disse...

David, adoreeei, tb sou fã de jingles.
sabe um q eu lembrei agora?
aquele assim: " esta na hora de dormir, não espere mamãe chamar, um bom sonho pra vc e um alegre despertar" da onde era isso? ahaahhahahahaha
Beijos
Tati

david era uma vez... disse...

Tathi era dos Cobertores Parayba!!

DO.. concordo... tinha mesmo!

[Ψ]ÐU کτγℓє[Ψ] disse...

quero ver vc não chorar não olhar pra trás nem se arrepender do q faz...

Lembro bem dessa!

Lua Nova disse...

Também gosto muito de jingles. Atualmente o pessoal pega músicas conhecidas e adapta letras. Acho um pouco ridículo... rsrsr. Lembra o das Casas Pernanbucanas?
"Quem bate? é o friiiiiiooo... Não adianta bater, eu não deixo vc entrar! As Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar... Vou comprar flanelas, lãs e cobertores, eu vou comprar nas Casas Pernambucanas e nem vou sentir o inverno passar!
rsrsrsrs...
Poxa! Na minha época tinha um que passava exatamente as 21 horas e as crianças (eu) tinham que ir pra cama. A gente começava a chorar assim que escutava os primeiros acordes... rsrsrsr
"Já é hora de dormir, não espere a mamãe mandar. Um bom sono pra vc e um alegre despertar! Cobertores Paraíba.
Ó, vai conhecer meu blog, sim? A gente aproveita o friozinho e toma um chocolate quente enquanto lembra de outros jingles bárbaros.
Beijos.
Seguindo.

Anônimo disse...

David, tbm amo jingles.....e vc sempre lembra de tds né???bjosss

Lua Nova disse...

Que bom que vc foi lá... e vc tem razão, aquela música é MUITO triste! Mas como tudo que o Chico já fez é perfeita.
Beijos e volte sempre.

Iolanda disse...

David , eu pensava q dó eu lembrava desasas coisas....
Será q nossos filhos , nossos netos terão belas recordações como nos ?
Além dos jingles
......Mappim , trabalhei no Mappim Sã Bento e almoçava no Praça Ramos de Azevedo qde Magazine !!!

Gde David

Henrique disse...

Um dos jingles que eu mais gostava era da Varig, talvez porque o natal tava chegando.
...estrela brasileira no céu azul, iluminando de norte a sul... (anos 70 acho).

Set ma Lua disse...

David, mto legal! Me impressionei pelo fato d teu filho compartilhar essas lembranças pois, os meus nunca sabem nenhum, rs Eu tb vivo cantarolando alguns d vez em qndo. Hoje achei teu blog ao procurar o clip do 'bolo california pullman'. Não achei, voce tem? ('tira o leite da vaquinha, pega os ovos da galinha, , ...)
Abrçs
Amei

jose oliveira disse...

Muito legal tou hoje com41anos,viajei agora no tunel do tempo,tenho nitido em minha mente o jingles do café seleto era muito legal aquele monte de crianças cantando no cafesal.

jose oliveira disse...

Tambem nao vamos nos esquecer de um classico do DDD DRIN.essa era ilaria.

Antonio Carlos Oliveira disse...

Comprei o Bolo California da Pulman ontem e me lembrei da musica do tempo em que eu era criança. Pesquisei a letra da musica e encontrei esse blog. Caso alguém tenha o vídeo da propaganda da época por favor, poste. Desde já agradeço.