sexta-feira, 30 de julho de 2010

Deusa dos Orixás

Clara Nunes, entrou na minha vida com uma fita cassete ( gente eu sou velhinho) que meu pai ganhou em um estojo com 10 fitas. A fita era "O Canto das 3 raças" eu era moleque novo, mas era delicioso ouvir Clara, adorava aquela coisa de samba com a religião afro.
E essa fita Cassete foi trilha sonora de nossa fase de criança em que passavamos as férias no sítio. Meus primos e eu resolviamos fazer peças teatrais e shows! Uma das vezes, minhas primas pegaram as roupas velhas de minha avó mais algumas camisetas velhas e se vestiram de mãe de santo e juntos criamos uma coreografia para música "Canto das 3 raças" fizemos todo o 'mis-en-scene', criamos iluminação com aquelas lanternas de pesca noturna, fizemos colares com coquinhos e flores, toda aquela criatividade de criança das antigas... Foi o sucesso da temporada e cada férias tinhamos temas novos.
Passou se os anos e Clara ficou guardada no meu coração sem muito ouvi-la mas sempre com muito carinho, até o fatídico incidente do seu choque anafilático onde acabou perdendo a vida. Isso fez com que aflorasse todo meu amor por ela novamente. Aprendi a conhecer melhor Clara, ver como Clara era doce, guerreira e vitoriosa. Até hoje, amo e admiro essa mulher incondicionalmente. Ela esta no panteão das minhas Deusas!
Uma das cantoras mais lindas da sua época


Minhas Deusas juntas, Clara e Bethânia.. que lindo!!

11 comentários:

Adriana disse...

AMOOOO!!!
Quando ela morreu, lembro de mim mesma chorando discretamente na sala de aula, olhando pela janela. Eu tinha só 7 anos e fiquei meio chocada. Era a primeira vez que morria alguém que eu "gostava".
Minha mãe e minha avó ficaram muito tristes...

Beijos

Adriana disse...

Eu já disse que tô meio apaixonada pelo seu blog?

DO disse...

É impressionante como as coisas de infancia nos marcam por toda a vida,né? Gostava muito dela e lamentei muito qdo se foi. Belíssima voz.
Abração,DAVID .
Ah,e fique sempre muito à vontade pra comentar por la.Adoooro!

rss

Lua Nova disse...

É... também curti Clara Nunes!
Gostava das músicas. Mais tarde, depois que ela se foi, é que fui entendê-la melhor.
Beijos.

Tati disse...

Minha mãe tb adora ela.....Eu não conheço muito....mas lá em casa minha mãe sempre foi fã, alias das duas...pq a Bethânia ela amaaaaaaa de piaxão!! Então aprendi a escutar e gostar tb...as duas fazem parte do que temos de melhor na nossa música...
Beijokxxx

Danizinha disse...

Vc ainda conversa com seus primos referente a sua infância e das lembranças boas que passaram?Podemos dizer que não voltam mais mais a gente nunca esquece...são momentos únicos principalmente com a nossa família!!
Adorei!!
bjos

Anônimo disse...

Aiiiiii, que saudades da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais....amooo Clara Nunes, lembro-me exatamente do dia em que ela morreu.As apresentações eram o de menos, mais valiam os ensaios , trancados no quarto fazendo todas as danças da umbanda e candomblé...que fantático!!!Tinha dança, figurino,cartazes fazendo a propagando do espetáculo, era uma grande produção!! amei lembrar disso!

janne falcão disse...

AdorO também , mas virei sua fã por causa dos cabelos , era a minha referência , meu cabelinho ai jesuis afinal de contas nem agua entrava no bichano !!!! ( graças a Deus hoje existe as chaposas ), serio tem uma música dela , que entro em transe ...( é agua do mar , é maré cheia ohoh !! ) e no ano passado tive a sorte de assistir uma entrega no mar a Iemanja com as mães de santo em Praia Grande e chorei como doida ... bela lembrança eu tive ao ler esse post , bjim iluminado

Unknown disse...

E eu que não a conhecí mas a amo? Faço o quê? (Nascí em 84 mas sou l-o-u-c-a, alucinada, piradinha mesmo, pelos trabalhos desta diva.
Beijitos

Peônia disse...

Que musa hein?! MARAVILHOSA!
Ótimo gosto o seu!
BjO!

ANINHA VIEIRA - RS E COLABORADORES disse...

OLÁ, SOU FANZONA DE CLARA NUNES, E ACHEI LINDA SUA HISTÓRIA, GOSTARIA DE PUBLICAR TEU DEPOIMENTO NO BLOG, ME AUTORIZA?
QUERO CRIAR UM ESPAÇO PARA DEPOIMENTOS DE FÃS.
MEU EMAIL É:
candeia12@hotmail.com e o endereço do blog:
www.claranunesdeusadosorixas.blogspot.com

TE AGUARDO, ABRAÇOS
ANINHA VIEIRA-RS