terça-feira, 20 de julho de 2010

Araruta filha da tia!

Araruta foi a responsável pelo meu interesse por Blogs, foi por pesquisa-la que eu conheci o blog 'Come-se' da Neide Rigo. aqui sobre a Araruta.
Vamos a mais um pouco de historia familiar antiga.
Todo ano íamos visitar uma tia avó no dia do seu aniversário. Ela tinha a tradição de nos receber com um bolo de araruta, um bolo simples, mas que combina otimamente com um café.
Minha prima Zuleika gostava muito desse bolo e resolveu pedir a receita para nossa tia avó. Minha tia muito simples, mas muito precisa nas medidas, passou a receita de como fazia.
A Zuleika que sempre foi uma glória na cozinha, cozinha um ovo que é uma beleza. Foi no mercado comprar os ingredientes, minha tia disse que ia um pacote de araruta (note que araruta nos anos 70 ainda se encontrava nos mercados normais).
Chegando em casa, baixou o espírito da Ofélia nela, e la vai pra cozinha, seguiu a receita certinha, na hora achou que a massa crua havia ficado um pouco dura, mas enfim, o bolo da minha tia-avó dava certo.
Detalhe: a receita ia um pacote de 1/2 kg e a Zuleika usou de 1 kg.
Resultado: ficávamos olhando para o bolo assar e o troço parecia lava vulcânica borbulhando. Quando ficou pronto o bolo tinha uma superfície lunar com crateras gigantes e montanhas, uma beleza. O mais engraçado foi depois que ele esfriou, a gente pegava o bolo na ponta ele dobrava sem quebrar e se pegasse de um lado e puxasse do outro ele esticava... a Zuleika tinha acabado de inventar um tipo de prótese de silicone doméstica.
Descoberto as falhas a Zuleika foi repetir a receita.
Ela era uma estudante de física e era ótima em matemática e eu na 5ªsérie, tinha ido estudar na sua casa.
Estava estudando na cozinha e a vi a fazendo o bolo, colocando no forno e olhando para sua obra, toda feliz. O bolo começou a crescer lindo tudo tão certo, eis que ela olha pra mim e fala... -acho que agora eu acertei!! virei pra ela e disse: -Você pois açúcar? Ela arregalou os olhos e saiu correndo para o forno.. tirou o bolo e começou a salpicar açúcar por cima. Ou seja mais um pacote de araruta pro lixo!

Só pra ilustrar e matar a curiosidade sobre a tal araruta:

Com uma certa cara de mandioca

Note que esse pacote é de 400g... ja ia dar problemas também!


7 comentários:

Tati disse...

Ai David só vc e suas historias.... prótese de silicone doméstica foi demais.....
Não tem igual suas historias...
Beijos
Tati

Lolo disse...

Agora vou ter que fazer o bolo de araruta! Me passa a receita.

David Ramos disse...

Tati, a familia é rica em história... só resta eu lembrar para poder escrever.

Menos Helô, menos.... o pior é achar a mercadoria.... e bolo engorda!

DO disse...

Já tenho um pouco de experiencia pra dizer que estas coisas acontecem muito,rssss
Mas,vem cá,pensei que a tal araruta fosse a mesma coisa que a mandioca...

Abração!

Tati disse...

Feliz dia do amigooooooooooooooooooooo

Diego Hatake disse...

Huahahauaha, adoro esses causos de família. Na minha tem um monte também, porém na cozinha quem faz os desastres sou eu. XD

Araruta da Bahia disse...

Para comprar a legitima Araruta acesso o site: http://ararutadabahia.loja2.com.br/308427-Fecula-de-Araruta-Pacote-de-1Kg