sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Torta de escarola da Lurdona

Dona Lourdes tem receitas que sempre faz, mas de um tempo pra cá esta ficando esperta, toda vez que a gente se reúne, fica sentada na cadeira com uma batuta orquestrando a gente... e ai da gente se não fizer como manda!!
Se bem que ela esta certíssima... caramba.. esta com 81 anos... já esta mais que na hora de se aposentar da cozinha (coisa que ela se recusa em fazer no seu dia a dia).
Estive tendo umas ideias de levar minha câmera fotográfica e documentar suas receitas para não perder sua essência e seu modo de fazer. Ter na memória não é o suficiente. Já basta ter perdido receitas das minhas avós, as vezes coisas tão simples, mas que por ser tão simples, não conseguimos reproduzir. E quem sabe no futuro, um livro com a culinária da minha família!
Vamos a uma receita não tão antiga, mas que desde que surgiu na casa de minha mãe tornou se tradicional.

A torta de escarola!

Minha mãe se prima por abundância de ingredientes, as vezes parece que tem 15 pessoas para comer e só esta ela, meu filho Yan e eu.

Recheio
3 maços de escarola  refogadas com alho, cebola e sal
3 ovos cozidos
300gramas de mussarela
1 copo de requeijão (200gr)
50gramas de bacon frito (opcional)
OU
200gramas de presunto (opcional)

Massa:
4 ovos
2 colheres de maionese
2 colheres de margarina
3 colheres de creme de leite (tudo muito gordo)
1 pacote de queijo ralado 50gr
1 1/2 copo de leite (250ml)
500 gramas de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
sal. pimenta do reino (opcional)
Não existe segredo... coloque os ovos e as gorduras incluindo o creme de leite no liquidificador bata tudo e vá acrescentando o restante dos ingredientes da massa. ver!!! No meu caso eu preferi colocar na minha famosa tigelona laranja e misturar tudo com meu 'ploc ploc' (misturador de mola). A massa fica com consistência de massa de bolo.
Pra montar. unte uma forma média (a minha é redonda 30cm ) coloque uma camada de massa, uma camada de mussarela , ovos cozidos fatiados, escarola, requeijão, presunto/bacon, massa, mussarela de novo, ovos, escarola, requeijão, presunto/bacon e massa por fim polvilho com queijo ralado. Asse por 40 minutos ou até dourar bem!!!

Note bem: procure escorrer beeeem a escarola pra não ter liquidos em contato com a massa.....

Na 1ªfoto, eu fiz a torta com uma maço de escarola só... e ficou pobrinha de recheio, note que eu optei pelo presunto, na outra foto da torta, a da minha mãe que esta de longe, esta completinha... ficou bem melhor! (ai de mim se eu falar que a minha ficou melhor).
Essa é a minha torta, como se pode ver, um maço de escarola é pouco!
Toda fofas fazendo a torta, mas, só pra foto, por que estavam
resmungando uma com a outra o tempo todo..coisas de irmãs!!

A Torta da Lurdona ( minha mãe, segundo o Clark) e do lado,
meu humildezinho antepasto de berinjela

8 comentários:

Anônimo disse...

AAA que lindaaa! Gostei de sua explicação rs, eu compraria muitooo seu livro de reitas, sou uma negação na cozinha e essas receitas assim, mesmo as mais simples prefiro aprender com minha avó :D ela tem o jeito sabe, as dicas... É quase instintivo, sem muita "ciência" ou frescura! Adorei as fotos, fiquei com água na boca! Bjuu!

DO disse...

Acho uma boa esta sua idéia de filmar as receitas,DAVID. Tem certos detalhes que acabam se perdendo mesmo.

Abração!

lahti shirley disse...

hahahahaha elas só dando ordem1 hum,sei...mais na hora de pozar com o ''trofeu'' elas parecem estar mesmo muito empenhada com a tarefa! hahahahahha

vou escrever essa receita já. e se o livro sair(se deus quiser sai!) guarde por favor meu exemplar,eu quero assinado! :)
bjs

Tati disse...

nossa Davidddd, faz um livro de receita, eu tb compraria fácil!!!!!
faz, faz, faaaazzz
adoooooreeeeeiiii a torta, me deu fome
bjosss

Aline Camargo disse...

Nossa, AMO torta de escarola!!!!!! Muitoooooo!

Cara, até já ganhei uma de presente uma vez, crê? De uma velha amiga que há muito tempo não vejo! Bem lembrado, devo uma visita a ela, rsrs...

Então, vou ser obrigada a salvar essa receita na minha pastinha. Ainda não consegui fazer uma torta com massa decente. Todas que fiz até hoje ficaram com a massa fofa, parecendo bolo salgado! :S

Bjão!

Bruno Dezinho disse...

Ah, vou passar essa receita pra minha mãe epedir pra ela fazer, hehehe; adoro tortas salgadas. Que legal chegar a essa idade, com essa lucidez, na atividade, e cheia de experiência, né? Um exemplo. Adorei.

Unknown disse...

sua mãezinha: uma fofa!!
torta: tô copiando!!
antepasto: receitinha, please!!!

rsrsrs

beijinho

David® disse...

juro..não vejo graça em escarola..em qq formato..crua..pizza..esfiha..acho tão sem graça.
Mas algo q me amarro é torta de batata com carne moída...ah, isso só as mães e avós sabem fazer

bjão