segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Que nome darei ao bebe, na antiguidade

Imaginem uma familia onde seu avô português quer que todos, eu disse TODOS, os seus netos tenham o mesmo nome que ele. Pois é, meu Avô Ezequiel adorava o nome e sempre fazia uma certa pressão nos filhos para que isso acontecesse.
Meu pai que se chamava João, mas por ter nascido no caldeirão de imigrantes que comentei num post anterior, desde pequeno era chamado de Joanes, colocou no meu irmão mais velho, o nome de Joanes, e nem deu ouvidos ao pai.
Quando foi o meu irmão do meio as coisas aconteceram... e como aconteceram, naquela época, é obvio, não existia ultrassom e mãe nenhuma escolhia nome antes. Todos esperavam o nascimento de uma menina e nasce mais um homem, meu avô oportunista de plantão, ja veio com a ladainha de colocar o nome de Ezequiel, bla bla bla... meu avô materno, não falou muito, mas era nitido que gostaria do nome dele. Meu pai tomou a decisão de que o primeiro médico que encontrasse no corredor do hospital, iria perguntar qual o nome e iria direto para o cartório registrar. Meu pai saiu do quarto logo encontrou um médico e perguntou lhe o nome: Ubirajara! Meu pai saiu e foi registrar. Se fosse eu, iria procurar o segundo, o terceiro, o quarto etc..., mas meu pai com sua palavra ferrenha não mudou uma virgula de sua promessa.
Chegou de volta no quarto e veio dar a noticia para minha mãe e para os 4 avós que estavão no quarto, imaginem 1 português e 3 espanhóis.... Houve uma guerra.. minha mãe, primeiro achou que meu pai estava brincando, depois achou que ele estava bebado, depois ela pegou o registro e quase teve um colapso.... Meu avô português quis matar o filho e disse que chamaria o neto de Ubiralata, o avô espanhol de Ubirarrara as avós que nessa altura já estavam menos nervosas tentaram amenizar, ambas chamariam no de Ubiraxara, (o máximo que um espanhol consegue absorver do Jota brasileiro).
Mas isso passou, apesar do nome destoar do resto da família, o costume faz com que não soe estranho. E ele sempre foi o xodó da familia por 10 anos... até o rapaz que aqui escreve, nascer, modéstia as fávas!
Meu irmão nunca sofreu muito com isso... alias sempre acharam que meu pai era fã de José de Alencar e meu pai acabou sendo um intelectual por tabela.

Dei uma ajudinha pra visualizar qual seria o Indio Ubirajara Luso-Espanhol

Detalhe: O hospital era de uma família no qual os donos eram os doutores Ubirajara, Ubiratan e Ubirui.... continuo falando.. se fosse eu, teria perguntado o nome de todos os médicos de todos hospitais da redondeza!
Ou meu pai era uma pessoa de muita palavra ou era de um humor que desconhecemos!

17 comentários:

Diego Hatake disse...

Adorei essa história... Essas histórias por trás de nossos nomes sempre divertem.
A origem do meu nome é que havia um garotinho chamado Diego no grupo musical infantil Os Abelhudos, que minha mãe achava bonitinho. XD

Sandra =^.^= disse...

Nem me fale isso.
Quem escolheu meu nome foi minha irmã.
Mas ela estava torcendo p/ eu ser homem. Queria por o nome de ADRIANO MARCIO.
Adriano Marcio!!! Pode um trem desse?
Graças a Deus vim uma menina, assim, meio moleque que batia em todo mundo na rua.
Minha mãe costuma dizer que qdo fui moldada tinha um pipi, mas na hora de assar...rachou, rsrsrs.
Grande abraço David e ótima semana.

Lua Nova disse...

rsrsrsrrs...suas histórias são demais! Morri de rir. O cocar ficou perfeito e vc tá lindo (é vc, né,do lado direito de quem olha?)
Beijos, querido.

Tati disse...

Ai David, adorei..ahahahahahah, essa foi boa..
Nossa seu pai hein??? podia ter perguntado mais um pouquinho..hahahaha
beijokas
Tati

Anônimo disse...

HAhaa, que divertido, eu bem que imagino, minha família tem a mesma mentalidade, a parte espanhola ao menos, será típico de lá? rs, acabei tendo o mesmo nome que meu pai e as mulheres da família têm nomes parecidíssimos rs. Obrigado pela visita. Abraço!

Calma que estou com pressa! disse...

jezuis - eu matava meu marido se fizesse isto - eu rasgava a certidao rss
e o teu nome porque não foi o nome do avô? a ultima esperança do ego vovo -tadinho não se realizou rsrs
mas sabe que o negócio ainda prevalece- tem uma familia aqui perto de casa - pô os dois são novinhos >sim a minha idade (45 anos) novinhos em folha> pois sim colocaram o nome do primeiro edimar sei la o que Neto para homenagear o vovo que devia ter grana -
e daí nasce o outro lindo de matar e ainda colocam o nome edivanderson junior - dái chamam ele de juninho -
Na minha familia - colocavam tudo com dois nomes - Luzi antonio, Lucia Helena , ana maria - pra dar aquela enfase quando o negócio estava feio...
bjs

[Ψ]ÐU کτγℓє[Ψ] disse...

Hey
Tá certo q o nome do meu pai nom é lá aquelas coisas david...mas tb nom precisava avacalhar
E já tinha ezequieis suficientes na familia
oijaoiajojajoiaoiajioja

Nom pode zuar o papai pirajato
oiajaoijoajia

Unknown disse...

Mas não é que isso aqui tá uma belezinha mesmo??

Beijos amor

Lolo disse...

Ai, não acredito. Assim como sua mãe, achei que era brincadeira! Até comecei a simpatizar com Ezequiel depois dessa! E você teve sorte hein!

Unknown disse...

meu Deus, já pensou se seu pai tivesse encontrado o Ubirui??? kkkkkkkkkkkkkk
tadinho do seu irmão!!! uiaiuaaiuai

Paulo Rideaki disse...

Davi, acredito que ninguem na sua familia teve duvida sobre o nome que iria colocar nos seus descendentes.
Pois principalmente nos dias de hoje, quando algum amigo meu casa, quando o primeiro filho ou filha está pra nascer é aquela coisa de ficar pesquisando nomes na internet, consultando livros com nomes de bebes,entre outras coisas!
Uma vez falei para um casal de amigos que era bem provavel os filhos deles nascer e eles nem ter escolhido o nome ainda!
Valeu pela postagem!

DO disse...

Tem certas coisas que não dá mesmo pra entender,né? Deixar a sorte escolher o nome de toda uma vida,rss

Já não bastava a "bendita" mania de colocar os nomes dos avós nos netos... Deus meu,qto eu sofri com as brincadeiras escrotas que eu ouvia qdo criança...

rsss

Abração,David!!

Anônimo disse...

Ah então tá explicado , é de familia o jeito confuso rsrs

PaBlo disse...

:P

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk Adorei. A foto ficou perfeita!

lahti shirley disse...

hahahahahhaha ;) otimaaa a historinha :)

Anônimo disse...

Meu querido, na verdade eles não estavam nem aí pra nome, isso é frescura nossa, ou de gente vaidosa que quer se perpetuar pela eternidade, virar um mito, uma lenda....eles tinham coisas mais importantes pra pensar, isso digo pelo meu papis tb...aquela mulata bonita desfilando lá da Av.Tiradentes, ora bolas....