domingo, 22 de agosto de 2010

Ensaio sobre a cegueira (a minha)

Já aviso que só me entende quem já chegou aos 40 anos.

Alguns anos atrás, fui numa festa de família, aquelas festas que mostrei em fotos, que tem uma tonelada de tios e primos. Minhas primas estavam conversando comigo, quando recebi uma mensagem no celular. Li a mensagem facilmente e elas me olharam admiradas e perguntaram: -Como assim David? você ainda não esta usando óculos para perto?
 Eu achei engraçado a pergunta pois pra mim era normal ler mensagens no celular ou ler bulas de remédio. Minha idade na época: 41 anos.  Minhas primas que tem a mesma idade que eu, reclamavam que de uma hora para outra começaram a não enxergar coisas muito perto e ter que esticar o braço. Eu ainda brinquei e disse: -Ah! vocês estão velhas!!
Triste fim de Policarpio Quaresma! 6 meses depois desse comentário, como num vudu bem feito, como um balde de agua na cabeça ou como acordar enxergando embaçado após uma noite mal dormida, apareceu a maldita Presbiopia ( só sei o nome porque o oftalmo me disse).
Comecei a não enxergar coisinhas de perto o meu celular de uma hora para outra ficou com letrinhas, os livros passaram a a ter letras flutuantes, as revistas em quadrinhos começaram a ficar com os desenhos animados e as bulas aaaa as bulas passaram a ser em códigos de barra!!
E essa maldita sina da idade "enta" vem em forma galopante e a cada ano que passa, aumenta um tanto. E crianças, engano você achar que, se você usar o óculos direitinho ela vai estacionar.. BOBAGEM!!
Quanto mais você usar o maldito óculos, mais ela cresce.. e se você não usar, ela cresce!! ODEIO!!!!
Só fico feliz que meu problema é  para perto, assim não tenho que ficar usando aquelas geringonças multi focais que você tem que mirar por onde olhar e o que olhar!!

Acessório de bolso após os 40













Minhas primas, como podem ver, temos a mesma idade,
elas começaram antes que eu a ficarem  'entas'
(aquele banana de risada de orelha a orelha sou eu, caso haja dúvida)

16 comentários:

Calma que estou com pressa! disse...

oi david- sabia que fizemos o post com o mesmo título - agora vendo os blog até levei um susto- hãmm - como assim eu não coloquei esta foto- a minha é do saramago mesmo- se bem que estpu na mesma qeu tu faz tempo... na foto tu vai ver meus oclinhos pra ler, para pintar, blogar...a dura vida dos quarenta... se bem que ainda faltam muito para mim cof..
adorei a tua versão da cegueira-
e eu tenho um pouco de grau para enxergar de longe, mas ohh - o que está longe nem quero ver- ja tem coisas perto que até tiro os óculos
rsrs
bjs

Cida Lopes disse...

Olá meu amor,
Não fique triste!E eu que achei que você fosse falar de Jose Saramago!Mas tudo bem, procure ver o lado positivo da coisa, dependendo do modelo do óculos que você escolher pode ficar mais lindo ainda e fazer um charme.Tire proveito da situação,beijocas.

Calma que estou com pressa! disse...

ai gente parece sacanagem ohh as coicidêncis dos blogs - estou aqui comentando no teu e quando chego no meu blog está um coments teu - intelectual - humm ... tõ longedisto- tu já leu o livro ? é ótimo, meio assim parado, meio com umas palavras meio portuguesas com certeza, mas com uma análise muito legal sobre a vida que levamos- tu que é ma cara "sério "- acho que vai gostar- rsrs
agora estou lendo um livro-surrupiei da miha filhota - do gato dewey - um gato na biblioteca- veridico e estou adorando - adoro gatos, me identifico muito com eles então entendo o livro - apear do meu jeito meiobabaca , lixeira, lixologa, reciclologa gosto de ler, cinema, shows e viajar ...mais ainda - só me falta a grana
bjs

Sandra =^.^= disse...

Eu te entendo perfeitamente.
Estou c/ 40 anos e 12 meses e c/ síndrome do braço curto, logo vou ter que emprestar o braço dos outros p/ poder ler alguma coisa.
É uma tristeza!
Bjos querido e ótima semana pra ti.

Sandra =^.^= disse...

Vai acostumando...loira é uma disgrama, rsrs.
É bom dia no lugar de boa noite...e por aí vai.
Se vc soubesse cada loirice que apronto. Ainda mato o marido de tanta vergonha.
Bjoooos.

janne falcão disse...

Oi , meu maridex vivia se " gambando" de enxergar super bem e tal ( sou míope desde os 11) e em um estudo mês pasado ( sou espirita) começamos a ler cada um um pouquinho tipo ( pra ninguém dormir ) cada seis palavras que meu marido lia , três o pessoal corrigia , conclusão saiu de lá com a certeza de ou estar ficando gago ou como o amigo , presbiope. Ai, ai meu vudu deu certo

Neli Rodrigues disse...

Achei mto interessante seu blog e o da Lúcia terem o mesmo título e aqui na minha lista vcs sairam seguidos, achei que se tratasse de uma blogagem coletiva, que por sinal, ainda não participei de nenhuma!
David, ainda não levo este "acessório" na bolsa, será porque ainda tô na casa dos 30? Bom, prá dizer a verdade este ano completo 39, mas AINDA TENHO 38!
Se fosse só o tal acessório tava bom, mas ainda temos os bem ditos "lances de escada", a coluna que trava ao arrumar a cama, o ombro que formiga qdo lavo a louça, aff!!

Bjs♥

DO disse...

Sei bem o que é isto,DAVID. Neste ano tive que me render a usar os oculos "de perto". Como vc ,não ando vendo o celular nem os livros,rsss

Abração e otima semana!

Anônimo disse...

HAhahahaha... realmente, essa só após um tempinho para eu entender [just 2.2] MAAAAS quem me dera não ter esse tipo de dor de cabeça, sou adepto ao Astigmatismo meu caro... mesmo novinho, tenho a córnea torta ashuahsua... ainda estou com .25 e .5 mas sim, a anta vem a galope ahushauhua, adorei isso... imagina daqui a um tempo terei que usar óculos na rua, OMG!!! bjuu!

Cristiano Contreiras disse...

Ah, David..interessante teu mundo particular aqui..um misto de talento de cronista, poeta e criativo. Gosto da maneira como fala de seus anseios, mas também divide suas vivências perceptivas aqui com nós, leitores ávidos, por seu mundo...e tudo é tão próximo, tangivel.

E é uma beleza vê-lo tão novo...tão criança...numa foto parada pelo tempo, pela memória que jamais se apaga.

te sigo!

Tati disse...

Ai David...só vc.....as bulas viraram codigo de barra? ahahahahaahaahah
Viu mas tava comentando ontem com o César que minha vista já não é mais como antigamente.
Genteeeeee, eu acho que deve ter aumentado uns 2 graus...
Beijosss de óculos para vc!
Tati

Anônimo disse...

David, como sempre vc com seus contos de family hilários....
P.S:Vc tá um fofo na fotinha, lindinhooo, bjos Cá.

Angela de Paula disse...

Ah...passei por aqui(para encontrar Saramago) e não resisti a dar um "pitaco".
Sinto te dizer amigo:vai piorar!kkkkk...
O meu grau já está pra lá de Bagdá!
Mas tem muita coisa que está melhor...é a lei da compensação,rsrsrs...Um abraço,adorei conhecer você e seu senso de humor,volto depois.

Tania Forti disse...

Ei, David, toca aqui. Logo depois de tirar uma de um amigo da mesma idade que já usava óculos para perto, eu, que já era míope, passei, num passo de bruxaria, a sofrer de mais esse mal. Pior que agora, tenho sim, que ficar mirando onde olhar.
bjos

Unknown disse...

Uai, e quantos enta-anos vc tem agora? Parece tão novo e gatão nas fotos... Bom, sou suspeito pq eu acho que homem fica a cada ano mais bonito! :-)

Duro da presbio, pro Bichinho, foi achar óculos que lhe agradassem. Ele gosta de pendurar e as cordihas hoje são curtas. E não gosta que as lentes fiquem no raio de visão, só mais pra baixo. Que nem vovozinha. Acho lindo! :-)

Papai Gay disse...

Eu vou te falar... Comigo foi assim também!Mas eu relutei e estou sem óculos até hoje. Aumentou um pouqionho, mas está bem devagar mesmo. Os livros é que estão me ferrando e bula... Nem sei mais o que é isso. Vou me render um dia.