quarta-feira, 23 de junho de 2010

Culinária Vira-lata

Ontem estava em Campinas, fora da minha cidade, e fui almoçar nos 'ditos' restaurantes Self-Service. Este, em especial tinha como dizeres na entrada "Restaurante Oriental".
Entrei achei normal, nada de sofisticado mas também nada vulgar... o típico restaurante executivo.
Como um bom gordo, não perdi tempo. E lá fui eu com meu pratinho, pegar as iguarias orientais. Deparei me com um Hosomaki (aquele 'sushi' que é envolto com alga negra) recheado de palmito e milho.. cruz credo! Japoneses mestres em cultivo de palmito e milho, uma arte milenar. E as pérolas não terminavam ai... tinha rolinhos primavera (Harumaki) de queijo prato... fantástico! os Alpes japoneses com suas vacas produtoras de queijo gordo.

Fui também, a pouco, em um restaurante mexicano, em que eles servem aquele molho preto picante, o Mole, que é a base de chocolate e pimenta, la no México. Aqui o preto do molho é feito com feijão preto e pimenta... uma beleza... você coloca no seu Taco e rapidamente sente que esta comendo uma feijoada.
Com tudo isso, lembrei de minha mãe, que é filha de espanhóis. Quando nos reuniamos e resolvíamos cozinhar iguarias tradicionais da família... As vezes eu, quando novo, tinha o ímpeto de querer colocar coisas diferentes nas receitas tradicionais e minha mãe ficava possessa e dizia... -Ora se vai fazer isso, não chame esse prato de ***** que não é! Pare de inventar, que no futuro você vai esquecer os sabores originais e vai viver dessa comida vira-lata!
E ela tem razão.... basta ver exemplos bem difundidos por aqui. Nossa pizza é totalmente diferente do que se serve na Itália, não estou dizendo que a nossa não é boa, mas não é a pizza verdadeira! Outro exemplo que é mais triste ainda, é o churros, duvido que alguém conheça a verdadeira forma e sabor dele. Só existe uma casa em São Paulo que se faz o verdadeiro churros... e minha gente... se choque... não tem recheio de doce de leite e nem espaço interno para acondicionar qualquer guloseima hipercalórica dentro. É uma massa simples próxima a massa de pão que é frito em forma de grandes aspirais, onde você pode come-los com açúcar ou ao natural.
Mas voltando aos pratos da culinária vira-lata,
Acredito que tudo isso se dá por moraramos em uma região em que sofremos váááárias influencias culturais gastronômicas. Nosso cardápio enriqueceu, mas não perdeu as origens, vamos provar muitas outras coisas exóticas (pero no mucho) e acharemos que esses estrangeiros praticamente se alimentam do mesmo arroz e feijão nosso de cada dia

Só pra ilustras os pratos que citei:


- Hosomaki


- Harumaki ou rolinho Primavera


- Mole

Pizza italiana

-Churros originais


* Dando o serviço: O verdadeiro churros você encontra aqui. ou em minha casa quando o Clark ou meus filhos pedem.

Nenhum comentário: