sábado, 25 de fevereiro de 2012

Um cupcake para a professora

Conversando esses dias com minha professora de Formas de Energia e Meio Ambiente e também  ex-jogadora de Rugby, entramos em um assunto super coerente à aula: cupcakes!
Disse a ela que tinha uma receita ótima e zás trás para se  fazer (gente zás trás é  gíria muito antiga) e que desde que comecei a faze-la, nunca mais em casa fiz bolos convencionais, pois tudo fica melhor com os 'bolinhos' de frufru.
Lembrei que um dia tirei uma foto de um deles, pena que nem foi o mais bonito, mas serviu para ilustrar a ideia e a receita que estou passando agora por aqui para a Miriam, minha professora ex jogadora de Rugby  (uma mulher de 1,90 de altura e 1,50 de largura praticamente um guarda-roupas).

Vamos a receita facinha

Massa:

2 ¹/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
¹/2 xícara de óleo de soja
3 ovos
1 colher de sobremesa de fermento químico (royal)
¹/2 xícara de chocolate em pó ( de verdade faz favor, nada de achocolatado pobre)
¹/2 xícara de leite

como faz? facinho!

Bata nessa ordem: óleo, açúcar, ovos... misturou bem, coloca farinha e o leite, misturou bem coloca o fermento. Amem! mas calma e o chocolate? Olha o chocolate!!
Vamos fazer um monte de cupcake igual? manda bala no chocolate junto com a açúcar, maaaaaas se você quer fazer 2 tipos de cupcakes pra parecer que teve um baita trabalho. Na hora que a massa estiver toda prontinha sem o fermento ainda, separe em 2 tigelas, uma você coloca o chocolate e depois o fermento e pronto esta feito o Cupcake de chocolate. Na outra metade, oras bolas, rale uma casca de laranja e uma de limão, misture coloque a metade final do fermento. (lembre que você dividiu  a massa, o fermento tem que ser dividido em 2 partes.)

Vamos brincar de encher as forminhas?

Coloque uma colher de massa (tanto faz a branca como a preta) depois você pega uma colher de NUTELLA  ou brigadeiro bem durinho, ou uma geleia de frutas de boa qualidade (nada de geleia de mocotó) e coloque no meio e depois mais uma colher da massa por cima. Asse por 20 minutos e pronto o cupcakes esta com cara de Muffim agora temos que travesti-lo.

Antes de travesti-lo...



Isso tudo é feito em forminha de papel especial para cupcake.(custa baratinho, 50 forminhas sai por volta de 2 reais).


Veja, não é só isso, essas forminhas de papel não aguentam o peso da massa, elas abririam se você coloca sem um apoio, existe no mercado suportes para essas forminhas, ou mesmo aquelas forminhas de empadinhas, servem como suporte. Elas não são descartáveis, geralmente são de alumínio e duram mil anos!

Vamos cobrir e alegrar nosso cupcake

Aqueça ¹/2 lata de leite condensado no microondas (tipo 1 minuto), tire do microondas e misture uma barra de chocolate meio amargo (160g) misture até derreter e começar a tomar consistência de brigadeiro, mexa até esfriar ligeiramente e coloque uma colher de creme de leite, bata manualmente esse creme ficara ligeiramente fofo.( não se preocupe não vai ficar fofinho feito glace)
Nossos muffins, futuros cupcakes, estarão esperando ansiosamente a hora de virarem travestis, nesse momento eles provavelmente estarão mornos ou frios, ok?
Besunte generosamente o creme de chocolate por cima e logo faça esse serviço em série, afinal você terá no minimo 25 cupcakes para maquiar! terminando isso vamos colocar aqueles confeitos lindo e coloridos que agora viraram moda e que todo cupcake merece! Quanto mais colorido mais legal!

O resultado:
Como eu disse lá no começo, este era o único que eu tinha fotografado,
nem está bonito, mas eu garanto fica muito bom você morder e encontrar
 um recheio mole de NUTELLA ou mesmo de geleia. 


Uma dica fantástica, sabe aquela receita de bolo de cenoura? troca tudo! coloca o bolo de cenoura da vovó nisso aqui e o mundo vai amar!



6 comentários:

Diego Hatake disse...

Cupcake... Com Nutella... PQP! *¬*

Luana disse...

hunnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn!!!

Aqui tem chocolate belga, imagina?

Miriam disse...

David, meu aluno querido, Todos vão acreditar que sou gigante....rs
Adorei a receita dos cupcake....obrigada

Inaie disse...

ai, ai, ai que deliiicia!!!

Poe foto da professora quadrada? Ela ta dizendo que nao e gigante... tira a teima ai!

Tati disse...

Bem que vc podia voltar a fazer né..hummm..vontade!!!
beijokas
Tati
www.phinerrima.blogspot.com

David Ramos disse...

Inaie....
A Mirian é pequenininha! dizer que ela mede 1.90m foi pura maldade... ela deve medir 1.40!! é uma japinha minhonzinha, mas era jogadora de Rugby mesmo!