quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia do meio ambiente


5 de junho o dia que deveria ser todo dia.
Pensamos no meio ambiente como algo verde e que precisamos conservar, pensamos nos animaizinhos que estão em extinção, nas águas que estão sujas ou no ar que esta acinzentado e que tudo esta fora de nosso alcance.

Mas você já parou para pensar o quanto ajuda para isso acontecer?
Sim, quando você não faz nada, você é um poluidor! Nato ou inato!
Você acha que todo o lixo da sua casa evapora? 
Você acha que aquela torneira que corre água solta, não acontece nada?
Que a arvore na sua calçada que suja seu quintal não é necessária?
Aquela bituca de cigarro, aquele chicle, aquele papelzinho de bala que você joga inadvertidamente na rua?
Comprar celular hight tech toda hora? é meu bem, consumo desvairado é um problema! Seu celular velho vai para um cemitério? 
Ah você usa descartáveis? muito prático eu sei. Eu sei que você também sabe pra onde vai todo esse descartável!
Não vou nem dizer sobre ter animais silvestres, o Louro, o canário da Terra do seu avô a tartaruga da Tia Frida!

Então você acha que plantar um pinheirinho esta tudo resolvido?

Arregace as mangas aproveite o dia de hoje para começar a fazer muitas coisas pelo seu ambiente, o nosso ambiente, O MEIO AMBIENTE!



Mesmo em larga escala as coisas nem sempre acontecem como deveriam acontecer.

Em uma cidade que eu moro conheço um ex-prefeito teve como meta ecológica plantar 100.000 mudas de árvores no parque ecológico dessa cidade.
Uau! fantástico, isso resolver muito para o meio ambiente natural e melhora o meio ambiente urbano.
Sem ter um estudo específico da área, esse prefeito resolveu plantar arvores no parque setorizando.
Em cada parte plantava uma única espécie, como se fosse uma horta.
Em um canto plantou só pinheiros, em outro plantou só primaveras, em outro só Ipês roxos, no outro só amarelos e assim, sem um critério foi fazendo uma horta de arvores.
Para um fim paisagístico, ok, funciona, porém, para um parque ECOLÓGICO, digamos que faltou algo.
Se as pessoas acham que diversidade é somente tema para parada gay, deixa explicar, para você ter um ambiente ecologicamente  viável tem que acontecer diversidade de espécies nativas!

Um estudo raso da flora local já daria pra suprir isso!
Mas cheio de boa vontade e com pouco conhecimento, o tal parque esta cheio de arvores exóticas (aquela que não é nativa) e algumas nativas, mas plantadas por setor.
Ficou bonito? sim até ficou. Atraiu animais? muito pouco!

O que eu quero dizer com isso?

Com o gasto tido, poderia-se ter feito áreas paisagísticas,pois isso melhora o meio ambiente urbano e áreas ecológicas melhorando o meio ambiente natural.
O que faltou?
Estudo de caso, um profissional capacitado que nem cobraria tanto por isso e que no final sairia barato pela sadia qualidade de vida proporcionada!


O parque é lindo e paisagisticamente esta ótimo, mas ecologicamente só o nome.


4 comentários:

Madi Muller disse...

O prefeito teve boa intenção mas faltou o planejamento e o estudo de viabilidade disso,né? Eu critico mas penso que é mesmo muito difícil conscientizar a população,até pq isso tem que começar dentro da nossa casa,fazendo pequenas coisas,mas que são significativas,como consertar os vazamentos que desperdiçam água e encontrar o descarte certo pra pilhas,celulares,etc...é aquela história:se todo mundo fizesse a sua parte...

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

eu super faço a minha parte, mas quem mais faz? nem governos nem a sociedade ... #fato ... sugiro deixarmos o meio ambiente de lado e cuidarmos de nosso "ménage" kkkkkkkkkk

Paulo Rideaki disse...

Ei David, infelizmente aqui no Brasil o problema todo nem é falta de dinheiro, mas falta de pessoas competentes, capazes de administrar os recursos disponíveis.
Ai sai esse prefeito e entra um outro que não gosta tanto de arvores, manda arrancar tudo e planta uma outra espécie que não nativa, fazendo a grande porcaria, só pra dizer que tá fazendo algo pela cidade!
Fazer o que né amigo, só nos resta desabafar por aqui, pois parece que ninguém tá esquentando com as questões do nosso meio ambiente!
Olha só que vergonha a minha, nem saiba que foi comemorado o dia do meio ambiente nesta data, valeu por me lembrar! srsrsrs

Anônimo disse...

Hello. And Bye.