sábado, 25 de fevereiro de 2012

Um cupcake para a professora

Conversando esses dias com minha professora de Formas de Energia e Meio Ambiente e também  ex-jogadora de Rugby, entramos em um assunto super coerente à aula: cupcakes!
Disse a ela que tinha uma receita ótima e zás trás para se  fazer (gente zás trás é  gíria muito antiga) e que desde que comecei a faze-la, nunca mais em casa fiz bolos convencionais, pois tudo fica melhor com os 'bolinhos' de frufru.
Lembrei que um dia tirei uma foto de um deles, pena que nem foi o mais bonito, mas serviu para ilustrar a ideia e a receita que estou passando agora por aqui para a Miriam, minha professora ex jogadora de Rugby  (uma mulher de 1,90 de altura e 1,50 de largura praticamente um guarda-roupas).

Vamos a receita facinha

Massa:

2 ¹/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
¹/2 xícara de óleo de soja
3 ovos
1 colher de sobremesa de fermento químico (royal)
¹/2 xícara de chocolate em pó ( de verdade faz favor, nada de achocolatado pobre)
¹/2 xícara de leite

como faz? facinho!

Bata nessa ordem: óleo, açúcar, ovos... misturou bem, coloca farinha e o leite, misturou bem coloca o fermento. Amem! mas calma e o chocolate? Olha o chocolate!!
Vamos fazer um monte de cupcake igual? manda bala no chocolate junto com a açúcar, maaaaaas se você quer fazer 2 tipos de cupcakes pra parecer que teve um baita trabalho. Na hora que a massa estiver toda prontinha sem o fermento ainda, separe em 2 tigelas, uma você coloca o chocolate e depois o fermento e pronto esta feito o Cupcake de chocolate. Na outra metade, oras bolas, rale uma casca de laranja e uma de limão, misture coloque a metade final do fermento. (lembre que você dividiu  a massa, o fermento tem que ser dividido em 2 partes.)

Vamos brincar de encher as forminhas?

Coloque uma colher de massa (tanto faz a branca como a preta) depois você pega uma colher de NUTELLA  ou brigadeiro bem durinho, ou uma geleia de frutas de boa qualidade (nada de geleia de mocotó) e coloque no meio e depois mais uma colher da massa por cima. Asse por 20 minutos e pronto o cupcakes esta com cara de Muffim agora temos que travesti-lo.

Antes de travesti-lo...



Isso tudo é feito em forminha de papel especial para cupcake.(custa baratinho, 50 forminhas sai por volta de 2 reais).


Veja, não é só isso, essas forminhas de papel não aguentam o peso da massa, elas abririam se você coloca sem um apoio, existe no mercado suportes para essas forminhas, ou mesmo aquelas forminhas de empadinhas, servem como suporte. Elas não são descartáveis, geralmente são de alumínio e duram mil anos!

Vamos cobrir e alegrar nosso cupcake

Aqueça ¹/2 lata de leite condensado no microondas (tipo 1 minuto), tire do microondas e misture uma barra de chocolate meio amargo (160g) misture até derreter e começar a tomar consistência de brigadeiro, mexa até esfriar ligeiramente e coloque uma colher de creme de leite, bata manualmente esse creme ficara ligeiramente fofo.( não se preocupe não vai ficar fofinho feito glace)
Nossos muffins, futuros cupcakes, estarão esperando ansiosamente a hora de virarem travestis, nesse momento eles provavelmente estarão mornos ou frios, ok?
Besunte generosamente o creme de chocolate por cima e logo faça esse serviço em série, afinal você terá no minimo 25 cupcakes para maquiar! terminando isso vamos colocar aqueles confeitos lindo e coloridos que agora viraram moda e que todo cupcake merece! Quanto mais colorido mais legal!

O resultado:
Como eu disse lá no começo, este era o único que eu tinha fotografado,
nem está bonito, mas eu garanto fica muito bom você morder e encontrar
 um recheio mole de NUTELLA ou mesmo de geleia. 


Uma dica fantástica, sabe aquela receita de bolo de cenoura? troca tudo! coloca o bolo de cenoura da vovó nisso aqui e o mundo vai amar!



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Abobrinha de vovó (de mentirinha)

Sempre faço antepastos de abobrinhas ou berinjelas, acho que sempre combina tanto com uma festa, com um churrasco ou com um jantar.
Sempre cortei grosseiramente os ingredientes e o resultado dava certo enfim ficava bom o forno desidratava os pedaços 'mal' cortados e o visual não ficava feio.
Mas no final de semana, antes do carnaval, foi o aniversário do Clark e fizemos um churrasco na casa de uma amiga nossa e seus pais e tios estavam lá, eu resolvi fazer tudo diferente, usando exatamente os mesmo ingredientes, mas cortando tudo como se fosse aquelas vovozinhas caprichosas (nota: minha mãe e minhas avós estão excluídas dessa características). Usei aquele cortador que vem nos raladores completos e fatiei tudo muito fininho, ficou tudo muito caprichado, ao assar me surpreendi, pois por incrível que pareça, o gosto melhora também, os temperos se mimetizam mais e os chatos de plantão não conseguem achar coisas que não gostam!
Fiz um monte pensando em guarda-las para a semana, bobagem, comeram tudo e reclamaram que foi pouco!

Aconselho fazer quando for assar algo a mais no forno, pois é um prato que requer 1 hora e meia de forno, assim se economiza gás assando uma carne ou algo semelhante.

A receita:

5 abobrinhas italianas medias fatiadas, 
1 pimentão grande (verde ou vermelho),
2 cebolas ( eu usei roxas, por gostar mais e por estarem com bom preço),
5 dentes de alhos picados (muito picado)
1/2 xícara de uvas passas
1/2 xícara de azeitonas fatiadas sem caroços
2 colheres de sopa de açucar
1 colher de chá de sal (ao seu gosto)
1 colher de chá de curry
1/2 xícara de azeite de oliva
 Observação as abobrinhas, o pimentão e as cebolas corte em rodelas finíssimas (utilize aqueles fatiadores de legumes)

Modos operantis

Dificílimo... misture tudo e coloque em uma assadeira. Ponha no forno e a cada 20 minutos misture tudo.
Como já disse, uma hora e meia de forno.
Fim.

Fiz de novo! queria comer durante a semana.
Os tomates só são para efeito "artístico"



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Unidos do Milharal

Passamos o carnaval de 1977 no sitio, foi toda a família, claro que juntou todos os primos e isso, quando acontecia, era um caldeirão de ideias. Resolvemos fazer uma escola de samba. Meu irmão Joanes, não sei por que cargas d'água, trouxera uma bateria para o sitio, na verdade o Joanes tinha uma mania de levar coisas para o sitio que perdia se no sentido do lugar, visto que até prancha de surf ele ja havia levado (nota-se que Mogi das Cruzes não é praia) e ja que tínhamos 'praticamente' uma escola de samba guardada na dispensa de comida (?), porque não fazer uma? Escola de samba, ok? não uma feijoada!
Começamos a planejar a nossa grande escola de samba, bobagem pensar em Bloco carnavalesco, eramos megalomaníacos, ja tínhamos pensado em mestre sala, porta bandeira, ala das baterias (uma), ala das baianas, criamos um samba enredo e as fantasia, claro era o mais legal de tudo! tinhas as matérias primas ideais. As roupas velhas da minha mãe das minhas tias e da minha avó e tínhamos um milharal ( nunca entendi por que meu pai plantou um milharal no sitio, ja que sempre tivemos o sitio somente para lazer, coisas do meu irmão Joanes, que tinha e tem mania de chacareiro) e todas as fantasias eram derivadas de roupas ou de um pé de milho, a ala das baianas era o primor de nossas criações
Com um milharal gigante, como iriamos chamar a escola de samba? Unidos do Milharal, sem sombra de dúvida! crianças entre 9 e 12 anos tem criatividade exalando por todos os poros e nós eramos máquinas criadoras!
Criamos o samba enredo, afinal escola de samba que é escola de samba tem um samba enredo. Na época a Mangueira estava com o samba enredo "Meninos da Mangueira" um sucesso muito grande. como não eramos versados e músicos, criamos em cima dessa música a nossa música. "Meninos do Milharal".
Lembro da Letra até hoje, utilizamos todos os nomes das pessoas que na música original fala, trocamos por nome de nossa família. Ficou assim:

Meninos do Milharal
Composição: meninos do milharal 1977
♪Os meninos do milharal
receberam de natal
um padeiro e uma cuica
que lhe deu Papai Noel
Tio Joanes Sarará
Filho então de Dona Ana
Carnaval ja vem chegando
e tem gente batucando
São os meninos do milharal
David Cachaça e o Mauricel
Mestre Lincola e o Marcelel
E dona Patricia toda orgulhosa
É a primeira mulher da amarelo e rosa
Na velha guarda se reune os meninos 
la na Barraquela,
Abram alas que vem ela
a Milharal toda bela... ♫

Chegou o dia do desfile, chamamos todos os adultos para assistir ao desfile; desfilamos; desafinamos, demos gargalhadas, não sabíamos sambar e daí? foi tão engraçado que passou-se 35 anos e todos nós lembramos tanto da cena como da música. 
Outro dia ouvi o samba enredo original "Meninos da Mangueira" quando ouvi a frase:
♪"...E onde é que se junta
O passado o futuro e o presente
Onde o samba é permanente
Na mangueira minha gente..."♫
Me deu uma vontade de chorar de saudades da minha infância, por que a gente envelhece e perde a ingenuidade?








Nós nos vestimos com roupas velhas e espigas de milho mas na nossa imaginação estávamos assim!