segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Acabou chorare, Yopa, Baú e memórias

Ferias de verão na praia era o o momento mais esperado, meu pelo menos. Tínhamos um apartamento em São Vicente,SP, na praia de José Menino, na verdade, tínhamos 1/4 de um apartamento, pois meu pai comprara o apartamento junto dos seus irmão, isso fazia com que usássemos pouquíssimas vezes o apartamento, na verdade usávamos uma vez por ano, primeiro porque todo mundo usava intensamente o local e segundo porque meu pai não era um amante de praia.Por isso era meu momento muito esperado.
Era o ano de 1974 seria a última vez que iramos usar esse apartamento, eu tinha quase 10 anos, fomos todos de casa, mais minha tia Clarice e meus primos, Zuleika, Sônia, Sandra e o Zé.
Nesse ano fatos interessantes marcavam o verão e marcaram minha memória, no final do ano de 73 os Novos Baianos lançaram o seu primeiro LP "Acabou Chorare" e isso fazia com que minhas primas cantassem o hit do momento o tempo todo: "Preta, Preta, Pretinha" é elas estavam pretas de sol mesmo! Sempre tinha a moçadinha que passava a cantada fajuta: - "Eu ia lhe chamar! Preta preta pretinha!". Outra coisa que me marcou, foi o surgimento do sorvete Yopa com seus picolés de dois palitos, que era algo nonsense, pois você tinha que ser um engenheiro chupador simétrico de sorvete para não perder a metade do sorvete no chão, coisa que acontecia com todo mundo. Outra coisa que marcou muito e que deu uma fama injusta, foi que uma tardezinha fomos passear na Ilha Porchat e vimos um pessoal em uma Perua Kombi do Baú da Felicidade e concluímos que fossem os vendedores dos tais carnês, todos estavam se divertindo na praia e nadando de roupas de baixo, tipo as mulheres de calcinha e sutiã e os homens de cuecas.
Minha mãe olhou aquilo e disse: Essas mulheres não prestam, essa gente que vende carnê do Baú não presta.!
Isso foi uma sentença de morte na minha cabeça e por muitos e muitos anos, toda vez que eu via algum vendedor ou vendedora do Baú olhava os com um asco como se eles fossem "pessoas de mal caráter". Acho que demorou mais de 15 anos para eu perceber que isso era ridículo e que não tinha nada a ver!

♪ Eu ia lhe chamar, enquanto corria a barca! lhe chamar.. enquanto corria a barca! ♫

Sandra, Sônia, minha mãe, Zuleika. Zé, na frente eu e no fundão o Bira

Brasil esquentai vossos pandeiros...


Queria ter achado uma foto melhor do sorvete de dois palitos


O carnê das "peladonas"

Por que foi o último ano que usamos o apartamento na praia? Meu pai comprou o sítio no mes de setembro de 1974, ai nosso foco foi para o mato e minhas aventuras estão contadas a rodo por aqui.

Acho que este post é mais um exercício de memória para mim e um ataque de saudosismo do que algo interessante de se ler.


6 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

adoro estas postagens retrô ... me ajudam a combater meu Alzheimer ... rs ...

que saudades da Preta Pretinha [me lembra o Betinho [um amigo e vizinho companheiro de troca-trocas memoráveis e q tinha uma "pretinha" deliciosa ... rs

que saudades do Yopa principalmente daquele q tinha a forma de um falo ... #dessas

vai aqui uma confissão: se eu tivesse conhecido o Bira ... eu teria pelo menos tentado fazer o gajo ... meu tipo ... rs

bjão querido

Unknown disse...

Eu concordo com o Bracciola: muito interessante de se ler. E nunca que eu lembraria desses sorvetes, mas chupei toooodos eles.

Anônimo disse...

Estou acabando de conhecer seu blog mas , desde ja posso adiantar que ameiiiiiiii tudo o Bau , o sorvete e a preta kkkk parabens seu blog ta lindo beijo no coraçao Denise

Palavras Vagabundas disse...

Eu também nunca consegui chupar inteiro esse sorvete com dois palitos, sempre perdia a metade, até porque até hoje não gosto de morder sorvete!
Adoro seu saudosismo e sua volta por aqui.
bjs
Jussara

Tati disse...

Amei as fotos...e que bom que as histórias voltaram hehehe

Eu não lembro desses sorvetes heheeheh

Tati

Inaie disse...

qdo vc falou do sorvete de dois palitos fui logo achando que era um palito em cada ponta...

nao dois paralelos.... Alguem por facor faz o sorvete com um palitaaaao?