terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Ué? mas se dois terços do  planeta Terra é formado por este precioso líquido? por que tanta preocupação com isso? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). 
Cada dia que passa, a população no planeta aumenta e a quantidade de agua esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, veja , não vai acabar a agua, vai faltar agua para um consumo satisfatório para grande parcela da população mundial.

Por que foi escolhida esta data?
Foi nesta data que a ONU divulgou um importante documento com o nome de:

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 
Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 


Hoje foi um post ecologico, ta bom que ando influenciado pelo meu tempo na faculdade!

7 comentários:

Palavras Vagabundas disse...

Ok, eu aceito! A água é importante e é um recurso finito.
bjs
Jussara

Edlena Franklin disse...

Importante tema, e toda e qualquer dica de melhor utilização de forma a não desperdiçar é bem-vinda!
Beijos

Paulo Braccini disse...

Perfeito e oportuno ... Vamos cuidar e preservar ...

Lobo disse...

Sei lá, eu sou a favor de algumas medidas extremas pra conservação de água. Conversar não tá adiantando mais não.

Armem os civis e degolem quem larga a mangueira no chão jorrando água enquando ensaboa o carro! XD

Brinks.

Mas um aumento exorbitante na conta de água já ia ajudar bastante.

Paulo Rideaki disse...

Pois é David, excelente postagem, pois informação todos nós temos, mas são poucas pessoas, que se conscientizam de que a agua, é um recurso natural que está se escasseando a cada dia.
Vou te relatar uma experiencia medonha, outro dia ouvi, o seguinte absurdo do meu visinho, que estava lavando o seu "belo" carro!
Alguém reparou tamanha quantidade de agua sendo desperdiçada, e protestou com uma piadinha; "fulano, eu vou te denunciar para prefeitura!", ao que ele respondeu; "e daí, eu tô pagando, é eu que, vou pagar no fim do mês!"
Então imagine seus filhos e netos, vão pensar como seu "sábio" avô, que deveria ter noção das besteiras que fala, na frente deles!
É infelismente tem gente, que aprendi muito tarde, ou só vai dar valor quando não tivermos mais agua nem para beber!
ABraços meu querido amigo!

♥ κєκєl ♥ disse...

Há mais de dez anos viemos trabalhando esta data com as crianças...construímos cartazes e saímos em passeata, no entanto não é possível só ficarmos esperando esta data..a campanha de preservação tem que ser diaria.
Eu sinceramente fico indignada com o desperdício e já tive brigas grandes com o síndico de meu prédio que usa a água do condomínio para lavar calçadas e agora inventou, sem nossa autorização um imenso aquário que usa mais de 10 mil litros e por conta de um filtro mal feito é necessário trocar agua toda semana. Resultado, em reunião tiramos o sindico mas ficamos com o aquário. Agora vamos ter que decidir o que fazer com ele.

Bem lembrado David......amei a postagem.......beijos

o Humberto disse...

Muito bacana o post, David. A gente vive como se fosse tudo pra sempre, mas é foda. De vez em quando a Copasa faz algumas obras aqui em TuBHcanga e a gente tem que ficar sem água por 24 horas... da última vez eu pensei seriamente nesse problema de acabar, pq foi horrível ficar sem.