terça-feira, 21 de junho de 2011

Fim de semana ecológico

Neste fim de semana completei minhas atividades universitárias do semestre.
Fui a Cananéia, conhecer o manejo de uma fazenda de ostras, conhecer as reservas ecológicas e ver alguns desastres ecológicos.


 Cananéia não tem praia, nem agua totalmente salgada, é uma ilha de mar interno, ou seja ela é banhada com uma mistura de agua de rio (rio Ribeira) e por braços de mar, mas conhecida como agua salobra. Mas vale muito a pena, você vê golfinhos o tempo todo passeando por lá.


A ilha é toda cercada de mangues, o maior viveiro de cria de peixes no Atlântico Sul


O Mangue, nem te digo, pisar ai é o que há de nojento, vale a pena o que a gente vê, a natureza, os golfinhos e o principal do passeio, o viveiro de engorda das ostras. (tá! a sujeira até o joelho de lama negra e os mosquitos "porvorinha" que acabam com a nossas pernas).

As tais das ostras que comi de tudo quanto é jeito, mas tudo bem, para os puristas, mas ainda prefiro elas cozidas. Come-las no mangue, me senti comendo uma porção de maresia, algo como se eu tivesse comendo toda a Praia Grande no dia seguinte do Reveillon.

Aquelas caminhadas eternas, mas que terminam em lugares lindos? Isso, foi o que fizemos!




Mas nem tudo é lindo, no século 19, em Iguape, para facilitar o escoamento da produção de arroz, fizeram um pequeno valo de 2 metros de largura, encurtando o caminho entre o Rio Ribeira e o braço de mar, isso facilitaria o escoamento, ninguem imaginou que um pequeno valo transformaria-se no maior desastre ecológico do estado de São Paulo, esse pequeno valo, hoje em algumas partes chega a ter 300 metros de largura, fez com que o rio chegasse com maior intensidade no braço de mar e alterando a dosagem de agua doce na região e acabando com os peixes. O próprio porto que existia para receber a produção, secou, não conseguiu mais receber barcos de grande porte, hoje o porto é um grande gramado! Esse tal valo tem o nome de Valo Grande.


O nosso monitor mostrando o Valo Grande e no fim o braço de mar. ( pra chegarmos ai, fizemos uma caminhada absurdamente gigante)
Detalhes da Mata Atlântica na subida infinita
Aqui, outro desastre, mas esse não se pode culpar uma pessoa ou uma comunidade em si. Aqui o mar esta engolindo uma praia em uma velocidade alarmante (Iguape) Em 4 anos o mar avançou 1 quilômetro. Muita gente perdeu casas, muita gente que estava distante da praia. Assustador isso. Tudo porque o rio assoreou e despeja agua com menos força e acaba fazendo menos resistência contra o mar, com isso o mar deita e rola.
Essas arvores caíram no inicio no mes de junho
Ou seja esta tudo acontecendo muito rápido


Essa casa esta indo por água a baixo, literalmente
Eu e minha coordenadora de curso, Taís!
Eu, se não ninguem vai achar que eu estava
em tudo isso



Tá, hoje eu escrevi tudo tão sério, nem parece que "era uma vez..."  Mas tinha que mostrar isso, afinal eu fiz isso e eu gosto de compartilhar o que faço e o que eu vivo.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Voltei

Voltei


Voltei pro Morro


Voltei pro morro
Onde está o meu cachorro?
Meu cachorro viralata
Minha cuíca e meu ganzá
Voltei pro morro
Onde está o meu moreno
Chamei ele pro sereno
Porque se eu não me esbaldar eu morro
Voltei pro morro
Onde estão minhas chinelas
Eu quero sambar com elas
Vendo as luzes da cidade
Voltei, voltei, voltei
Ai se eu não mato essa saudade eu morro


Acabaram as provas, estou de férias! 
Nenhuma nota "vermelha" ( sem piadas com meu daltonismo, ok?), sem exames, sem DPs, agora sinceramente, eu quero aula, acostumei com a rotina, ja sinto falta, com 3 dias de férias!


Ja volto aos posts normais

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fechado temporariamente: Período de provas

Crianças, estou em provas.

E dessa vez, eles (professores) estão caprichando na dificuldade!

Volto fim da semana que vem!

Mas pode comentar no blog